Este documento tem como objetivo apresentar o processo de inventário de estoque no sistema FxERP para contagem e correção de estoque.
O processo de inventário de estoque seguirá as seguintes etapas:
Cadastrar o inventário
Imprimir as listas de contagem do estoque
Digitar contagens de estoque
Verificar e corrigir as divergências entre contagens
Concluir o inventário
Cadastrar Inventário de Estoque
A primeira etapa a ser realizada é o cadastro do inventário no sistema, para isto siga as instruções abaixo:
1 – Abrir a rotina Cadastrar Inventário, esta rotina tem como finalidade cadastrar e manipular o inventário em todo seu processo, ela é acessada através do menu Estoque->Inventários->Cadastrar Inventários, conforme a imagens abaixo:
2 – Ao abrir a rotina será exibida a tela padrão de pesquisa do sistema, onde será possível incluir um novo inventário pressionando o botão Incluir.
3 – Ao incluir um novo inventário você deverá preencher o formulário de inclusão. No campo Contagens você deve informar o número de contagens que serão realizadas, o valor mínimo para este campo é 1 (uma contagem). Porém é indicado a utilização de duas contagens do estoque, pois desta forma é possível comparar as contagens e verificar possíveis erros de contagem.
Para selecionar os produtos que serão contados você deve pressionar o botão “Selecionar Produtos”, será aberta uma janela para pesquisa dos produtos e você deve selecionar aqueles que deseja incluir no inventário pressionando ENTER sobre o registro desejado. Há também a possibilidade de selecionar todos os registros ao pressionar o botão “Selecionar Todos”.
Para gravar o inventário você deve pressionar o botão “Confirmar”, após a gravação será aberta a janela para confirmar a impressão das listas de contagens, de acordo com o número de contagens informadas no inventário.
Digitar Contagem de Inventários
Após realizar a contagem do estoque, será necessário fazer o lançamento das quantidades no inventário. Para isto selecione no menu o item Estoque->Inventário de Estoque->Digitar Contagem. Será aberta tela de contagem conforme imagem a seguir:
Selecione o inventário e contagem que deseja lançar e pressione o botão “Abrir Contagem”, serão carregados os produtos do inventário na tabela, aonde você deverá informar a quantidade contada e o novo local de estoque, caso tenha sido alterado. Este processo deve ser realizado para cada contagem do inventário.
Verificar Divergências entre Contagens
Após lançar as contagens do estoque, deve-se verificar se ocorreram divergências entre as contagens realizadas, inventários com divergência não serão concluídos, para isto siga as seguintes etapas:
Abra o Cadastro de Inventários em Estoque->Inventário de Estoque->Cadastrar Inventários.
Pesquise e selecione o inventário desejado.
Pressione o botão “Divergências”.
Será aberta uma janela, conforme imagem a seguir, listando os itens que tiveram divergência na contagem. No canto superior direito será exibida as contagens realizadas do produto selecionado, você deverá corrigir a divergência de cada produto informando a quantidade correta e pressionando o botão “Corrigir Divergência”.
Concluir Inventário
Após corrigir as divergências entre as contagens você deve concluir o inventário:
Abra o Cadastro de Inventários em Estoque->Inventário de Estoque->Cadastrar Inventários.
Pesquise e selecione o inventário desejado.
Pressione o botão “Concluir Inventário”.
A conclusão do inventário irá realizar a correção das quantidade me estoque, realizando a entrada ou saída dos produtos automaticamente.
Caso o inventário tenha alguma divergência nas contagens o processo será interrompido e você deverá verificar as divergências entre as contagens.